A Sinfonia dos Malditos de Fassbinder
Com a queda vem o alcoolismo, como em O Comerciante das Quatro Estações, feito em sua fase inspirado
pelos grandes melodramas de Douglas Sirk (pra deixar ainda mais clara a
influência, o nome dele é citado na rua onde a protagonista de Martha habita), as cores são mais
fortes, e os dramas ainda mais trágicos. Não há esperança (talvez exceto em O Medo Devora a Alma, não à toa
inspirado no verdadeiro sonho materializado chamado Tudo Que O Céu Permite), o amor destrói mais do que salva.
Quando não há amor ou quando a rotina não basta (se é que já
bastou), vem a loucura, como no assombroso Por
que deu a Louca no Sr. R? e Medo do
Medo (onde Fassbinder praticamente transforma a depressão, angústia e
ansiedade de uma dona de casa em um suspense Hitchcockiano com a música
cortante que se mostra presente nos momentos em que Margot tem suas crises). Com o
sufocamento burguês e moralista como grande opressor. A burguesia também mostra
seu lado mais asqueroso em Martha,
sobre um relacionamento sadomasoquista e opressivo entre a personagem título e
seu marido com tendências praticamente nazistas, e em Roleta Chinesa, com uma família às avessas, onde a filha controla os pais. Tanto em Martha, quanto em As
Lágrimas Amargas de Petra von Kant, dois filmes envolvendo relacionamentos
doentios (como já anunciava nos créditos de Petra,
“ein Krankheitsfall”), duas personagens travam diálogos bastante similares
com a protagonista, referente a dominação e submissão, como se fossem elementos
indispensáveis em um relacionamento a dois (e na filmografia de Fassbinder
são).
O barulho da metrópole, o silêncio completo ou as músicas de
Leonard Cohen compõem praticamente quase que uma marcha fúnebre dos personagens
rumo aos seus destinos fatais. “Tudo é predestinado”, declara Petra von Kant em
um momento do filme, e é essa predestinação trágica que leva os personagens a
resoluções melancólicas e ainda uma espécime de afago, seja no sorriso amargo
de Petra , contentando-se com a sua solidão, seja no fim do sofrimento de
Elvir/Elvira e Fox através da morte. Até
os malditos merecem descanso.
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