Corpos e a estranha (ou melhor, peculiar) poesia que emanam deles.
Movimentos e relatos pessoais em terras estrangeiras, melancolia
iminente, dançar para esquecer dela.
Dois filmes de João César Monteiro revistos após quase dois anos em que tive meu primeiro contato com eles. É curioso notar o quão diferente eles ressoam em mim agora, após esses anos. À flor do mar é um filme de redescobrimento, de viagens, do americano ao português, do cinema à literatura, todo um trajeto para falar do que move as pessoas e a arte em geral: sentimentos. Do estranho que inquieta, no fim, mais um fantasma ao mar, levando consigo a felicidade fadada que deixou com aqueles que ainda estão sobre terra. O Último Mergulho também é um filme sobre cinema (e Rossellini). Aqui o amarela banha tudo, seja o sol, o cabelo loiro de Esperança, as flores ou as lâmpadas que iluminam a espécime de renascimento de Samuel (enquanto em À flor do mar, o azul se mostra presente em cada frame, como se fosse alegria e tristeza, passado e presente, morte e vida). São dois filmes sobre milagres, um, fadado a melancolia, e o outro, prazeroso, duas ressurreições ("mas tu estás morta" ...
melhores filmes que eu assisti pela primeira vez em 2017. Teve muita coisa boa que ficou de fora ( D'est da Akerman, La noire de... do Sembène, Gentlemen Prefer Blondes do Hawks, entre outros) e tem outros filmes que eu vi esse ano que não estão na lista mas que tem muito potencial de crescerem quando eu os rever. Enfim, aqui está: 56. chronik der anna magdalena bach (jean-marie straub e danièle huillet, 1968) 55. dellamorte dellamore (michele soavi, 1994) 54. road to nowhere (monte hellman, 2010) 53. scattered clouds (mikio naruse, 1967) 52. à ma sœur ! (catherine breillat, 2001) desabrochar sexual assumindo toda sua potência grotesca 51. written on the wind (douglas sirk, 1956) 50. a perfect world (clint eastwood, 1993) 49. multiple maniacs (john waters, 1970) 48. gun crazy (joseph h. lewis, 1950) 47. the cook, the thief, his wife & her lover (peter greenaway, 1989) 46. serial mom (john water...
Em Fassbinder, opera a lei do dominante, seja pelo sexo, dinheiro ou amor. E os que não se encontram em tal posto, estão condenados ao sofrimento. Não há salvação. Até os seus personagens parecem ter ideia de sua predestinação ao fracasso, mas ainda assim lutam, até que não sobre mais nada. O amor realmente é mais frio que a morte, como prova, ele nos deu Petra von Kant, Peter, Elvir/Elvira e Fox, personagens fictícios e ainda assim tão reais quanto qualquer pessoa na rua. Se não é pelo dinheiro que vem a queda, é pelo amor. O orgulho se vai antes da queda, já anunciava o Precauções Diante de Uma Prostituta Santa (ou depois, no caso de As Lágrimas Amargas de Petra von Kant ). Tentar comprar o amor, como tentaram miseravelmente Peter, Petra von Kant e Fox, resultando em amargura e morte. De certa forma, essa predestinação ao fracasso vem do histórico da Alemanha, resultando em uma espécime de nova geração amaldiçoada (tema que reverbera ainda mais em algumas de suas últimas o...
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